NATAL DE JESUS


Eis que surge, a repercutir, uma vez mais na sociedade humana, em especial para o mundo ocidental, a magia da representação do Natal.

Apesar da vigência em nossos dias, de exacerbado imediatismo e consumismo, da violência urbana e social, e todos os excessos e abusos que acabam por minar a fé e a esperança, o bom ânimo e a confiança dos povos, permanece essa imorredoura magia a influenciar com seus misteriosos e dulcificantes eflúvios e de forma sutil, a muitos seres, independente de posicionamentos religiosos, filosóficos, ou mesmo da ausência deles. Fenômeno esse, ainda incompreensível para muitos de nós que ainda não alcançamos a compreensão da magnitude da vinda de Jesus Cristo a Terra.

É inegável que, com a aproximação da época natalina, modificam-se continuamente as paisagens íntimas das pessoas, permitindo uma  pausa para um encontro com os próprios sentimentos, consentindo que desperte a solidariedade e a fraternidade que se encontram no âmago do ser e que por essa época surge em suaves manifestações de amor ao próximo, e desejos de um mundo melhor. Por isso, vale a pena sim, comemorar essa data, apesar das contraditórias manifestações humanas quanto à transcendência da data, buscando sempre por experiências novidadeiras, como forma de substituir a legitimidade do Natal de Jesus, mas que não obstante suas ações, não deixam de se envolver na sensibilidade desse momento...

Hoje, mais que em todos os tempos da Humanidade, se faz urgente a  necessidade de refletir na vivência do Amor, apresentada à Humanidade de forma simples e concisa pelo maior de todos os Mestres que esse planeta já viu, porque Ele se referia ao Amor, como força de agregação Universal, nos ensinando que o Mundo somente será fraterno e pacífico, quando conscientemente optarmos por vivenciá-lo em nossos pensamentos, palavras, e atitudes.



Assim, ante a oportunidade da rememoração do Natal endereço ao Mestre dos Mestres, Irmão Maior, a minha eterna gratidão, louvando-O também, por meio desse texto.


E, aos que vierem a esse blog e, em especial aos meus amigos e parceiros blogueiros e blogueiras, que prestigiaram o SEMENTES PRECIOSAS durante todo o ano de 2012, lendo e comentando os meus poemas e escritos, desejo de coração um Feliz Natal, hoje e sempre!

Beijos e abraços

Maria Lucia (Centelha Luminosa) 
E nessa oportunidade divulgo também o extraordinário trabalho de nosso parceiro, o escritor  Christian V. Louis, na idealização e realização do livro 1ª Antologia Literária ESCRITOS LISÉRGICOS, no qual muitos blogueiros participam com poesias e crônicas, inclusive eu, com o poema "Poema da Esperança".



Quem desejar adquirir um exemplar desse livro, visite a página do Christian:

http://escritoslisergicos.blogspot.com.br/2012/12/1-antologia-escritos-lisergicos-de-natal.html?spref=fb

Comentários

  1. Lú, um Natal e um 2013 de muita paz e amor
    para vc e familiares
    Bjssssss....Araan

    Meu blog:http://araanmoliveirahotmailblogspotcom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, querida!

    Você é um LUXO.
    É brilhante, galmourosa, perfeita, em tudo aquilo que escreve e faz.
    Dá nas vistas, sem querer, porque você é como as estrelas, isso é, tem LUZ PRÓPRIA.

    Já não passava por cá desde Novembro, mas estive lendo o post, que não comentei. Lindo, incomensuravelmente, agradável, requintado e culto. Falo do "Dia de Solidão".

    O texto, que escreveu sobre o significado do Natal e que agora estou comentando, é uma "bomba" e uma Amazónia de carinho e ternura.

    NATAL NÃO É, NÃO PODE SER UM CONCEITO VAGO.

    Deixemos o consumismo, a gula e os presentes, que alguns nem usamos, não gostamos e até pomos de lado, e vivamos a essência do Natal.

    Obrigada pelos votos, que endereçou a todos os blogueiros, em geral, e também para os que comentam seus escritos.

    PARA VOCÊ UM DIVINO NATAL E QUE O ANO DE 2013 NÃO SEJA MAIS UM ANO. QUEREMOS UM ANO DIFERENTE: MAIS PAZ, COOPERAÇÃO, SEGURANÇA, SAÚDE, ENTENDIMENTO ENTRE OS POVOS E SOBRETUDO MUITO AMOR E RESPEITO PELO NOSSO PRÓXIMO.

    Beijos da Luz, com carinho e muito apreço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Centelha Luminosa!

    Como sempre, a sua sensibilidade aflora em textos que emociona.

    Tanto em poesias quanto em crônicas, sua alma se revela, doce e luminosa.

    Feliz Natal, Centelha!


    Beijos so João.

    ResponderExcluir
  4. Lulu, lindona!
    Penso que esse momento deva ser de reflexão, embora muitas pessoas só pensem na festa, nos presente, o que digo sinceramente, que também fazem parte, no entanto esse momento íntimo, esse Natal-interior, geralmente é colocado em último plano...

    Feliz Natal, Lulu! Você é uma lindona, muito cheia de luz. Que essa luz, essa centelha que já é chama grande que arde no coração de todos que por aqui chegam, não se apague, que seja cada vez mais luz para todos nós!

    Você é muito importante, sabia?
    Com meu off fui percebendo, pelas saudades, pela falta, tudo o que me prende a blogosfera e você é uma das pessoas que fazem isso em mim.
    Beijos e beijos!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga Querida.
    Na próxima postagem colocarei o lindo presente que vc tão carinhosamente me fez.
    Eu não sabia que estava doente minha amiga.
    Amada meu convite continua para você vir passear aqui.
    Agora só tem eu e meu esposo meu bebe se casou .
    Tenha certeza ficara bem acomodada
    e poderás descansar seu corpo e sua mente.
    Eu te prometo ir passear todos os dias contigo.
    Um feliz e abençoado Domingo beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  6. * Ola amiga Lucia, uma boa noite serena e que seu Domingo seja maravilhoso..passo aqui de vez enquanto e gosto,sinto uma tranquilidade atravez das suas musicas e mensagens de carinho e grande amizade..voce e mesmo doce e luminosa..inspiradora..Fantastica sua mensagem de Natal que nos toca..quanta sensibilidade.. !!Adorei,obrigada...lhe desejo com muito carinho e a toda sua familia e amigos um Santo Natal e Feliz Ano Novo muito Prospero,que o Deus Menino reine sempre em vocos coracoes com Amor,Paz e muita Saude..Um abraco amigo de Toronto..bjs BOAS FESTAS <3

    ResponderExcluir
  7. Bom dia de domingo!

    A beleza de tudo isso é o poder
    das suas mãos que faz toda diferença
    Parabenizo, elogio e deixo um abraço
    com todo meu carinho, pelo Natal de JESUS.
    Bjuss
    Rita!!

    ResponderExcluir
  8. Lucia,
    Que bom que aqui há um texto tão lindo e de reconhecimento ao Senhor Jesus.
    Nessa época natalina eu costumo ficar triste, talvez por ver exatamente esse consumismo exacerbado e nenhum agradecimento e glorificação ao "Aniversariante". Creio que é uma das épocas em que mais há a divisão do luxo e lixo, quando se trata de comemoração.
    Mas você disse tudo, a Ele todo nosso louvor, e somente assim o Natal faz sentido.
    PS: Eu tb estou em falta com todo mundo Lu, chega final do ano o bicho pega na escola e o trabalho triplica. O bom é que estamos encerrando mais uma etapa. Que venha 2013 cheio de bençãos dos céus para nós.
    Também ja comprei os meus livros e estou louca pra chegarem logo.
    bjks doces e uma semana de paz.

    ResponderExcluir
  9. Luzinha.

    Em primeiro lugar quero te dizer que te amo demais. Te conhecer em 2012 foi luz para minha vida, pois seus comentários, carinho e amizade ajudaram a acalmar a loba que vive em mim. Você é muito e tudo de bom! Senti a sua falta!

    O seu texto sobre natal não merece só 90 segundos de atenção, mas uma vida inteira, pois você falou dos erros que comentemos com excesso de consumismo, mas nos permitiu o resgate da essência do natal que acompanha amor, fraternidade e harmonia nos relacionamentos.

    Linda semana, minha amiga querida.

    ResponderExcluir
  10. OI LU!
    AGRADEÇO OS DESEJOS DE UM BOM NATAL E OS RETRIBUO EM DOBRO PARA TI E TEUS FAMILIARES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Maria Lúcia!
    Você sempre perfeita em seus textos e poesias, simplesmente adorei.
    Para você também um Natal perfeito e um Ano Novo feliz ao lado das pessoas que você tanto ama.
    Saúde e Paz sempre!
    Bejinhos e que bom que você voltou.

    ResponderExcluir
  12. Bela mensagem.
    É pena, que no coração e pensamento das pessoas, não exista sempre essa magia do Natal.
    Quantos se transfiguram nesta data e, se esquecem logo que dia caba.
    Bom Natal

    ResponderExcluir
  13. Olá querida Lucia, vim te agradecer pelo carinhoso comentário que você fez a minha prosa poética- Beija-Flor,- 1. Contos e Prosas do Blog Vendedor de Ilusão.
    Gratíssima pela amável consideração!
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano novo repleto de alegrias e boas novas!!Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Vim agradecer a sua visita lá no meu cantinho.e conhecer o seu blogue. Fui recebida por um excelente texto de reflexão sobre o Natal. Pena que o espirito de Natal não viva durante todo o ano. Como o mundo seria melhor.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu
    Que lindo texto amiga querida! Obrigada pelo carinho no meu blog, vc é realmente uma amiga querida de todos, é sensível e sempre disposta a ajudar com palavras maravilhosas.
    Feliz Natal para ti e tua família.
    Já comprei o meu exemplar e não vejo a hora de ver o seu poema por lá junto com o meu texto, somos chics einh?! kkkkkkkk.
    Bjão amiga querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Feliz natal Lú!

    Natal é acolher Jesus no coração. Colocar o dia do natal no natal de todo dia.

    Um abração e boa semana.

    ResponderExcluir

  17. Preciosa LU,

    Ler seu texto ao som desta doce música chega a emocionar.
    É verdade que o Natal foi comercializado, mas muitos ainda conservam intactos nos corações o seu verdadeiro sentido de esperança e amor. Nesta época nos tornamos mais reflexivos, o que é bom, pois nos ajuda a alcançar o sentido cristão do amor, através da solidariedade e fraternidade.

    Um Natal maravilhoso para você e sua família

    E obrigada pela doce companhia neste ano de 2012. Que possamos continuar juntas no novo ano que se aproxima.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga
    Vim agradecer sua carinhosa presença lá no meu cantinho.
    Eu vim também lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro com o desejo de Feliz Natal.
    http://www.mariaalicecerqueira.com/
    Abraço muito amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  19. Tua mensagem é bela e nos toca, estou triste tanta correria e tive tão pouco tempo para os amigos, a cabeça atrapalhada não ajuda muito, mas espero te coração que no próximo ano tenhamos a oportunidade e estreitarmos nossos laços de amizade, obrigada pelo teu sempre carinho,beijos Luconi

    ResponderExcluir
  20. Muito bom chegar aqui e encontrar um texto que vem de encontro ao que penso sobre a data festiva do natal. Você acertou quando disse que ia gostar. Também gostei bastante do comentário que deixou no "Luz". Estamos em sincronia!!
    Maria Lúcia, as pessoas reclamam muito de vazio existencial mas não entendem que sempre sentirão esse vazio, enquanto estiverem valorizando o que não é da essência humana. Não precisamos comprar afeto! Afeto a gente dá e recebe espontaneamente, quando o coração está livre dos vícios. Ah, e é disso que falo no texto atual no blogue, entre outras cositas... rs.
    Você não vai mais voltar a postar depois desse texto? Se assim for, também lhe desejo um excelente natal e que a graça do menino Jesus permaneça em seu coração, te animando, te enchendo de esperanças e lhe ajudando a melhorar o mundo ;)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia Amiga Querida.
    Sua postagem de Natal é maravilhosa
    uma grande reflexão .
    Amiga vejo a serenidade que passa em suas postagens até mesmo no seu semblante.
    Deus a conserva sempre com esse carisma no olhar.
    Como não sei colocar código coloquei na postagem um mimo de Natal para você.
    No caso de eu fazer outra postagem se não encontrar me envia seu email terei imenso prazer em enviar a você.
    Uma feliz final de semana beijos no coração.

    ResponderExcluir
  22. Amiga venha para o meu site e conheça o CVC. Através do CVC seu blog recebar muitas visitas,todas comentadas, além de vc fazer novas amizades. Leia o regulamento e se concordar com os termos inscreva se. Tenha uma otima semana. Dado

    ResponderExcluir
  23. Olá, Maria Lúcia.
    Bela mensagem; acredito que o mais importante desta data seja lembrarmos de que somos todos irmãos e nossas diferenças realmente não importam em nada.
    Se todos nós pensássemos assim todos os dias, o mundo seria bem melhor.
    Um ótimo Natal pra ti e um abraço.

    ResponderExcluir
  24. É vdd apesar de tudo existe ainda uma certa magia no ar....
    Tbm estou no livro com um conto, nunca pensei que isso pudesse acontecer...to aqui rindo a toa.
    Um super feliz natal a ti e td sua família.


    O blog Café entre amigos, promoveu a primeira edição Xícara de Ouro, onde os seguidores indicaram os melhores blogs de 2012 e o seu está entre os vencedores, meus parabéns, confira o selo da premiação e o link de todos os blogs abaixo:

    http://www.cafeentreamigos.com/2012/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  25. Na primeira vez que li sobre os cristianismo, descobri que o Natal na verdade não remetia ao nascimento de Cristo, mas a uma festa pagã, que foi conciliada ao cristianismo por motivos políticos, porém acredito que como você, tudo que leva ao pensamento de Cristo, seja de modo positivo, em um mundo de Caos e desordem como vivemos.

    Um abraço querida amiga, de vez em quando passando para deixar um oi.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Boa noite
    Tudo bem?
    Maria Lucia Centelha,minha querida amiga
    Vim só para:
    Agradecer por todo compartilhamento, carinho e amizade que me proporcionou em 2012.Aproveitar a mensagem para transmitir meu desejo mais positivo de tornar realidade os seus sonhos em 2013. E que possamos estar juntos na realização de todos eles. Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. .
    Que Jesus ilumine o seu caminho hoje e sempre .
    Boas festas para você e seus familiares.
    Beijos
    Té...voltarei dia 03/janeiro/13.
    (((Não sou de fazer isso, mas, esse comentário é basicamente "copy and paste" para todos... amigos/as, parceiros/as...em retribuição aos votos...mas a presença é física... #não sou robô( risos)... e de coração...)))
    ClicAki Blog(IN)FELIZ13

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Boa noite
    Tudo bem?
    Maria Lucia Centelha,minha querida amiga
    Vim só para:
    Agradecer por todo compartilhamento, carinho e amizade que me proporcionou em 2012.Aproveitar a mensagem para transmitir meu desejo mais positivo de tornar realidade os seus sonhos em 2013. E que possamos estar juntos na realização de todos eles. Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. .
    Que Jesus ilumine o seu caminho hoje e sempre .
    Boas festas para você e seus familiares.
    Beijos
    Té...voltarei dia 03/janeiro/13.
    (((Não sou de fazer isso, mas, esse comentário é basicamente "copy and paste" para todos... amigos/as, parceiros/as...em retribuição aos votos...mas a presença é física... #não sou robô( risos)... e de coração...)))
    ClicAki Blog(IN)FELIZ13

    ResponderExcluir
  28. Lu, como sabe, para discutir sobre o consumismo natalino, eu até criei uma BC que pressinto que será a primeira da história de uma só pessoa. ahaha.
    Mesmo, tal como o Victor, tendo consciência que o Natal é originário de uma festa pagã e não do real nascimento do Cristo, não vejo problema algum de pessoas separarem um dia para lembrar de Seu nascimento.
    Eu creio que já desejei muitas vezes um bom Natal a você e sua família, desejo de verdade que tenha saúde para continuarmos juntos em 2013 e, quem sabe, realizando novos projetos.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  29. Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua presença e comentários
são PRECIOSOS pra mim!
Obrigada!

BJossss